O Manual de Rotinas e Procedimentos será um dos primeiros documentos que você precisará elaborar quando for abrir a sua clínica ou consultório de estética. Após a abertura da empresa junto ao contador é preciso solicitar o alvará da Vigilância Sanitária do seu estabelecimento. O processo de liberação desse alvará envolve o cumprimento de vários itens e um deles é ter o Manual de Rotinas e Procedimentos do estabelecimento, ou seja, antes mesmo da sua clínica começar a funcionar ela já deve possuir um Manual de Rotinas e Procedimentos.
Neste post, vou explicar o que é um Manual de Rotinas e Procedimentos, como elaborá-lo e quais são os principais benefícios de contar com esse recurso em sua clínica de estética. Confira!
O que é um Manual de Rotinas e Procedimentos?
O Manual de Rotinas e Procedimentos é um documento que reúne informações descritas sobre todos os procedimentos realizados em uma clínica ou consultório de estética, desde a recepção dos pacientes até a finalização do atendimento. Ele serve como um guia para os profissionais que trabalham na clínica, estabelecendo as diretrizes que devem ser seguidas em cada etapa do processo.
O manual deve incluir informações como:
Dados sobre o estabelecimento (localização, organograma, descrição das atividades, responsável técnico);
Descrição detalhada de cada procedimento realizado na clínica, incluindo profissional responsável, equipamentos e produtos utilizados, tempo de duração, cuidados pré e pós-procedimento, entre outros;
Instruções para o descarte adequado de produtos químicos (ácidos, por exemplo), medicamentos vencidos e resíduos gerados durante os procedimentos;
Rotinas de limpeza de equipamentos, instrumentos e ambientes;
Procedimentos a serem seguidos em caso de intercorrências ou emergências durante o atendimento.
Como elaborar um Manual de Rotinas e Procedimentos?
Para elaborar um Manual de Rotinas e Procedimentos é preciso seguir algumas etapas:
- Mapeie os procedimentos realizados em sua clínica de estética, identificando todas as etapas envolvidas em cada processo.
- Descreva cada etapa de forma detalhada, estabelecendo as orientações a serem seguidas em cada uma delas.
- Estabeleça as regras e os padrões a serem seguidos em relação à higiene, segurança e atendimento ao paciente.
- Defina as responsabilidades de cada profissional envolvido no processo, estabelecendo a autoridade de decisões.
- Divulgue o manual para toda a equipe, promovendo treinamentos e reciclagens para garantir que todos os profissionais se mantenham atualizados em relação às rotinas e procedimentos da clínica.
- Revise e atualize constantemente o Manual de Rotinas e Procedimentos da sua clínica. Esse é um documento que nunca deve ser deixado de lado e obrigatoriamente deve ser atualizado sempre que algum procedimento ou rotina da clínica for alterado, eliminado ou adicionado.
Quais são os principais benefícios de contar com um Manual de Rotinas e Procedimentos na estética?
Como vimos no início, não temos a opção de escolher não elaborar o Manual. Ele é exigência para a liberação do alvará sanitário e muitos profissionais só o criam por esse motivo e depois esquecem dele (só vão lembrar quando chegar a hora de renovar o alvará e lembrar que para isso o Manual precisará estar atualizado!).
No entanto, o Manual de Rotinas e Procedimentos é um documento de extrema importância no dia a dia da sua clínica. Quando falamos em estética, estamos lidando com a saúde e bem-estar das pessoas. Por isso, é fundamental que os profissionais da área sigam protocolos e procedimentos que garantam a segurança do paciente e a eficácia do tratamento. E para que isso aconteça de forma organizada e padronizada, é necessário ter um Manual de Rotinas e Procedimentos.
Veja alguns benefícios que o Manual de Rotinas e Procedimentos oferece:
- Ele ajuda a garantir a qualidade dos serviços prestados, pois estabelece padrões e rotinas claras, minimizando a possibilidade de erros e garantindo um atendimento mais seguro e eficiente.
- Favorece a segurança para os pacientes e profissionais, pois estabelece protocolos claros em biossegurança e procedimentos realizados.
- Torna o trabalho mais eficiente, pois, ao estabelecer processos para o dia a dia da clínica, os profissionais podem ser mais eficientes no atendimento e realização dos procedimentos.
Gostou de saber sobre a importância do Manual de Rotinas e Procedimentos na estética? Precisa elaborar o seu, mas ainda não sabe por onde começar? Imagine poder ter um modelo completo, com PGRSS e mais 26 POPs, tudo editável no Word, para adaptar de acordo com as necessidades da sua clínica, sem precisar gastar tempo e esforço criando tudo do zero. Bom demais, né?!
Não perca mais tempo e adquira agora mesmo o meu modelo de Manual de Rotinas e Procedimentos! Com ele, você poderá manter sua clínica em conformidade com as regulamentações, garantir a qualidade dos serviços oferecidos e ainda oferecer mais segurança e aos seus clientes. Clique aqui para saber mais e adquirir o seu modelo.